Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mitt Romney ganha terreno em Ohio na véspera da Superterça

A vantagem foi de 34% frente a 31% do conservador Rick Santorum

Mitt Romney ganhou espaço nesta segunda-feira no estado de Ohio, na véspera da “Superterça” – crucial na corrida pela nomeação republicana para a Casa Branca -, frente ao conservador Rick Santorum. Localizado no coração de uma região industrial em plena modernização, Ohio é considerado um estado-chave para as presidenciais de novembro.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac, o moderado Romney voltou a liderar as intenções de voto neste estado com 34%, frente a 31% de Santorum. A mesma pesquisa coloca outros pré-candidatos muito atrás: 15% Newt Gingrich e 12% Ron Paul. Repetindo o que tinha conseguido na Flórida e em Michigan, o multimilionário Romney “recuperou, uma semana antes da primária, o terreno perdido e nas 24 horas anteriores voltou a liderar”, considerou Peter Brown, diretor-adjunto do instituto de pesquisas de Quinnipiac.

Os republicanos votarão em 10 estados (Alaska, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia) nesta Superterça em que estão em jogo 437 delegados, sobre os 1.144 que um pré-candidato necessita para garantir a nomeação do partido.

Os delegados representarão seu candidato na convenção nacional partidária de agosto em Tampa, Flórida, da qual sairá o rival do presidente democrata Barack Obama para as eleições de novembro.

Em nível nacional, Romney está na frente, ao garantir 173 delegados, contra 74 que votarão em Santorum, 37 em Paul e 33 em Gingrich, destaca o site RealClearPolitics. Nenhum republicano ganhou a eleição presidencial sem ganhar em Ohio e os resultados neste estado parecem ser definidores.

Romney x Santorum – A campanha de Romney é bem organizada e, sobretudo, bem financiada. Graças a uma propaganda eleitoral inteligentemente transmitida nos meios audiovisuais dos estados-chave, Romney obteve mais votos que o esperado. Contudo, tem grandes dificuldades para sensibilizar a direita de seu partido, que o considera muito moderado.

Durante uma reunião pública em Canton, Ohio, Romney se apresentou como único pré-candidato capaz de reativar a economia. “O que necessitamos para derrotar Obama é criar emprego e fazer retroceder o estadismo. É o que faço. Conheço a economia. Passei nela toda minha vida”, disse.

Consciente da erosão sofrida por sua candidatura, sobretudo em Ohio, Santorum aposta que alguns pré-candidatos se retirem e o apoiem. Ele foi categórico quando perguntado sobre seu principal opositor: “A única razão de o governador Romney ter conseguido uma vantagem nos primeiros estados (que votaram) é que gasta 5, 6, 7, 8, 9 vezes mais que os demais”, disse.

Na segunda-feira, Romney realizava atos de campanha em Ohio, antes de retornar a Boston, Massachusetts, na terça-feira, onde esperará os resultados da votação. Santorum permanecerá em Ohio até a noite de terça-feira.

Leia também:

Leia também: Romney e Santorum trocam farpas em debate televisionado