Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministro da Justiça será o premiê interino da Romênia

Bucareste, 6 fev (EFE).- O até agora ministro da Justiça, Catalin Predoiu, foi nomeado nesta segunda-feira em Bucareste primeiro-ministro interino da Romênia, após a renúncia do conservador Emil Boc, que entregou o cargo diante do descontentamento social por sua política de austeridade.

A Presidência do país anunciou em comunicado emitido pelo site oficial que Predoiu desempenhará o cargo ‘até a formação do novo Governo’.

Predoiu, de 43 anos e advogado de profissão, é uma figura de pouca relevância política no país balcânico.

O presidente romeno, Traian Basescu, convocou todos os grupos parlamentares antes de propor ao Parlamento o nome de um novo primeiro-ministro.

A oposição social-democrata e liberal anunciou que rejeitará qualquer proposta que venha de Basescu, que considera como o principal culpado da crise política e exige sua renúncia.

Os líderes da oposição pedem um acordo político para antecipar as eleições, previstas por enquanto para novembro.

Nas últimas semanas, milhares de pessoas saíram às ruas de forma espontânea em cidades de todo o país para exigir a renúncia de Basescu e Boc.

Os manifestantes recriminam as duras políticas de austeridade, acusam o presidente de ser autoritário e o primeiro-ministro de agir como uma ‘marionete’ nas mãos de Basescu.

Dezenas de pessoas se concentram neste momento em frente à sede da Presidência para exigir a renúncia do presidente Basescu. EFE