Clique e assine a partir de 9,90/mês

Material radioativo de usina nuclear do Egito é roubado

Por Da Redação - 19 jan 2012, 16h59

Cairo, 19 jan (EFE).- As autoridades do Egito se mobilizaram para encontrar uma caixa roubada que contém material radioativo da usina nuclear de Dabaa, localizada no litoral norte do Egito, informou nesta quinta-feira o jornal oficial ‘Al-Ahram’.

Segundo o jornal, a Autoridade Nacional de Energia Atômica recebeu uma carta do Ministério de Eletricidade e Energia na qual solicita a criação de um comitê especializado em segurança nuclear para achar a caixa.

Os trabalhadores da central tinham se negado previamente a comparecer à central de Dabaa por causa da deterioração da segurança na área.

Sua recusa chegou depois que alguns empregados que tentavam desarticular uma unidade com elementos radioativos sofreram disparos por parte de moradores da região, que além disso ameaçaram sabotar a instalação.

Continua após a publicidade

Durante uma semana, foram registradas manifestações de aldeões que estão contra o projeto nuclear e acusam técnicos estrangeiros de terem subtraído material radioativo.

A tensão é crescente na localidade de Dabaa, ao oeste da cidade de Alexandria, onde a população local e o setor turístico se opõem aos efeitos ambientais e negativos do projeto, concebido na época do ex-presidente Hosni Mubarak e ainda em construção.

Na sexta-feira, a Polícia enfrentou centenas de manifestantes e dias mais tarde algumas dependências da Autoridade de Energia Atômica foram atacadas.

Em sua tentativa de alcançar uma solução, o governador da província ocidental de Marsa Matruh se reuniu na segunda-feira com representantes da sociedade civil e prometeu compensar os moradores pela terra que ocupa a central. EFE

Publicidade