Manifestantes vão às ruas em Londres e NY por cessar-fogo em Gaza
Cerca de 300 pessoas foram detidas pela polícia americana na noite de sexta-feira

Em meio à escalada do conflito entre Israel e Hamas, milhares de manifestantes pró-Palestina foram às ruas em Londres e Nova York para pedir um cessar-fogo imediato. Na capital britânica, o protesto começou perto do Parlamento para pedir que o governo se posicione pelo fim dos ataques em Gaza.
Protestos ocorreram em outras cidades do Reino Unido, como Manchester, Glasgow e Belfast. Na última semana, os atos chegaram a reunir 100 mil pessoas em Londres.
Em Nova York, cerca de 300 pessoas foram detidas pela polícia na noite de sexta-feira após protestarem dentro da estação central da cidade, que teve que ser fechada. Os manifestantes usavam camisetas com frases como “Judeus dizem cessar-fogo agora” e “Não em nosso nome”. O grupo Jewish Voice for Peace (Voz Judaica pela Paz), que organizou o ato, publicou um vídeo que mostra os participantes algemados e sendo escoltados por policiais. “Presos no que provavelmente é a maior desobediência civil vista em Nova York em duas décadas”, escreveram.
Bombardeios na noite de sexta-feira e madrugada deste sábado, 28, destruíram centenas de prédios em Gaza, conforme relatou o serviço de defesa civil local à agência de notícias AFP. Israel declarou que a guerra entrou em uma nova fase, disse que a área agora é um campo de batalha e alertou os cidadãos para se desloquem para o sul da faixa, que faz fronteira com o Egito.