Malásia investiga casa do piloto do avião desaparecido
Buscas ocorrem após o premiê malaio ter dito acreditar que o Boeing 777 sumiu "em uma ação deliberada"
Por Da Redação
16 mar 2014, 11h51
Veja.com Veja.com/VEJA.com
Publicidade
Publicidade
1/50 <p>MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca</p> (Reprodução/VEJA/VEJA)
2/50 <p>MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca</p> (Reprodução/VEJA/VEJA)
3/50 <p>MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca</p> (Reprodução/VEJA/VEJA)
4/50 <p>MH370: equipes divulgam novas imagens das áreas de busca</p> (Reprodução/VEJA/VEJA)
5/50 <p>Imagem divulgada nesta sexta-feira (11), mergulhador da Marinha australiana se prepara para começar as buscas pelo voo MH370 no oceano Índico</p> (Abis Chris Beerens/Defesa Austrália/AFP/VEJA/VEJA)
6/50 <p>Mergulhadores trabalham nas buscas pela aeronave desaparecida da Malaysia Airlines</p> (Força de Defesa Australiana/Reuters/VEJA/VEJA)
7/50 <p>Mergulhador trabalha nas buscas pela aeronave desaparecida da Malaysia Airlines</p> (Força de Defesa Australiana/Reuters/VEJA/VEJA)
8/50 <p>Famílias fazem orações durante vigília em praça de Kuala Lumpur, na Malásia, para marcar o aniversário de um mês do desaparecimento do jet MH370, avião da Malaysia Airlines que sumiu no Oceano Índico e até agora não foi encontrado</p> (Vincent Thian/AP/VEJA/VEJA)
9/50 <p>Angus Houston, chefe do grupo que lidera a procura pelo voo 370 da Malaysia Airlines, mostra local onde foram detectados sinais compatíveis com os de caixas-pretas</p> (AFP/VEJA/VEJA)
10/50 <p>Famílias fazem orações durante vigília em praça de Kuala Lumpur, na Malásia, para marcar o aniversário de um mês do desaparecimento do jet MH370, avião da Malaysia Airlines que sumiu no Oceano Índico e até agora não foi encontrado</p> (AFP/VEJA/VEJA)
11/50 <p>Um pedaço de detrito flutua no local onde são realizadas as buscas ao voo desaparecido da Malásia Airlines, ao sul do Oceano Índico</p> (Rob Griffith/Reuters/VEJA/VEJA)
12/50 <p>Objeto avistado por avião da Nova Zelândia no Oceano Índico</p> (Reuters/VEJA/VEJA)
13/50 <p>Mapa divulgado pelo governo da Austrália mostra em destaque, no retângulo amarelo à esquerda, a nova área de buscas pelos destroços do avião da Malaysia Airlines</p> (Reprodução/AMSA/VEJA/VEJA)
14/50 <p>Força Aérea da Austrália sobrevoa o Oceano Índico em busca dos objetos detectados no mar por satélites. Autoridades acreditam que possam ser peças do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último dia 8</p> (Michael Martina/AP/VEJA/VEJA)
15/50 <p>Satélite detecta 122 objetos no mar que podem ser do avião da Malásia</p> (Reuters/VEJA/VEJA)
16/50 <p>Parentes de passageiros do avião desaparecido da Malaysia Airlines fazem passeata em Pequim em protesto contra governo malaio</p> (Kim Kyung-Hoon/Reuters/VEJA/VEJA)
17/50 <p>Em Pequim, parentes dos passageiros do voo da Malaysia Airlines MH370 após ouvirem a notícia de que o avião caiu no Oceano Índico</p> (AFP/VEJA/VEJA)
18/50 <p>Mensagem enviada aos parentes por SMS: "A Malaysia Airlines lamenta profundamente ter que admitir acima de qualquer dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Como vocês ouvirão na próxima hora do primeiro-ministro da Malásia, nós devemos aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do oceano Índico"</p> (Twitter/Reprodução/VEJA/VEJA)
19/50 <p>O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anuncia que o avião da Malaysian Airlines caiu no Oceano Índico</p> (Edgar Su/Reuters/VEJA/VEJA)
20/50 <p>Imagem feita por satélite divulgada pelo governo da Austrália mostra possível destroço do voo MH370 da Malaysia Airlines no Oceano Índico</p> (Divulgação/AMSA/VEJA/VEJA)
21/50 <p>Imagem feita por satélite divulgada pelo governo da Austrália mostra possível destroço do voo MH370 da Malaysia Airlines no Oceano Índico</p> (Divulgação/AMSA/VEJA/VEJA)
22/50 <p>Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur</p> (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
23/50 <p>Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida</p> (Edgar Su/Reuters/VEJA/VEJA)
24/50 <p>Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida</p> (AP/VEJA/VEJA)
25/50 <p>Homem tira foto de desenhos de aviões em homenagem ao voo desaparecido em mural no aeroporto de Kuala Lumpur na Malásia</p> (Vincent Thian/AP/VEJA/VEJA)
26/50 <p>Militares da Indonésia procuram sinais de Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar</p> (Chaideer Mahyuddin/AFP/VEJA/VEJA)
27/50 <p>Familiares de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de uma semana, reclamam da falta de informações e do modo como a situação tem sido conduzida</p> (Andy Wong/AP/VEJA/VEJA)
28/50 <p>Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur</p> (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
29/50 <p>Militares da Indonésia procuram sinais de Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar</p> (Kham/Reuters/VEJA/VEJA)
30/50 <p>Estudantes se reúnem em torno de obra de arte tridimensional, baseada no voo 370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde 8 de março, pintada em Makati (Filipinas)</p> (Romeo Ranoco/Reuters/VEJA/VEJA)
31/50 <p>Imagens de um satélite chinês mostram destroços que podem ser da aeronave que realizava o voo MH370 da Malaysia Airlines</p> (Reprodução/PRC/VEJA/VEJA)
32/50 <p>Imagens de um satélite chinês mostram destroços que podem ser da aeronave que realizava o voo MH370 da Malaysia Airlines</p> (Reprodução/PRC/VEJA/VEJA)
33/50 <p>Artista mascarado se coloca nesta segunda-feira (17) diante de cartaz no aeroporto de Sepang, em Kuala Lumpur (Malásia), com mensagens de apoio e orações aos passageiros desaparecidos a bordo do voo 370 da Malaysia Airlines</p> (Manan Vatsyayana/AFP/VEJA/VEJA)
34/50 <p>Equipes de busca de vários países utilizam aviões para vasculhar os mares entre a Malásia e Vietnã, à procura de vestígios do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco depois de decolar</p> (AFP/VEJA/VEJA)
35/50 <p>Estudantes chineses acendem velas e rezam pelos passageiros do voo desaparecido da Malaysia Airlines</p> (Stringer/Reuters/VEJA/VEJA)
36/50 <p>Fotos divulgadas pela polícia da Malásia mostram os dois passageiros que embarcaram com passaportes roubados no voo MH370 da Malaysia Airlines</p> (AFP/VEJA/VEJA)
37/50 <p>Parente de passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur</p> (Damir Sagolj/Reuters/VEJA/VEJA)
38/50 <p>Equipes de busca de vários países utilizam aviões para vasculhar os mares entre a Malásia e Vietnã, à procura de vestígios do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que desapareceu das telas de controle de tráfego aéreo, com 239 pessoas a bordo, pouco de pois de decolar</p> (Athit Perawongmetha/Reuters/VEJA/VEJA)
39/50 <p>Familiares de um cidadão indonésio que estava no voo da Malaysia Airlines que desapareceu sobre o Mar do Sul da China, em sua residência em Medan, na Indonésia</p> (Binsar Bakkara/AP/VEJA/VEJA)
40/50 <p>Equipes de resgate da Malásia sobrevoam região onde supostamente desapareceu o avião da Malaysia Airlines transportando 239 passageiros, no Mar da China Meridional </p> (Malaysian Maritime Enforcement/AFP/VEJA/VEJA)
41/50 <p>Mulher chora enquanto fala ao celular em busca de informações de um parente que estava no avião da Malaysia Airlines e desapareceu no Mar da China Meridional, no Aeroporto Internacional de Pequim</p> (Kim Kyung-Hoon/Reuters/VEJA/VEJA)
42/50 <p>Hugh Dunleavy (esq.) e Ignatius Ong representantes da Malaysia Airlines, falam sobre o desaparecimento da aeronave que fazia o voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim durante uma coletiva de imprensa em Pequim, na China</p> (Lintao Zhang/Getty Images/VEJA/VEJA)
43/50 <p>Familiar de passageiros do voo da Malaysia Airlines, que desapareceu no Mar da China Meridional, chora ao telefone no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia</p> (Mohd Rasfan/AFP/VEJA/VEJA)
44/50 <p>Familiares choram no aeroporto de Pequim, após receberem a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas</p> (Mark Ralston/AFP/VEJA/VEJA)
45/50 <p>Familiares buscam informações após desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur a Pequim transportando 239 pessoas</p> (Mohd Rasfan/AFP/VEJA/VEJA)
46/50 <p>Painel de informações no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur na Malásia, exibe uma mensagem "Oremos pelo voo MH370". O avião da Malaysia Airlines que transportava 239 passageiros de Kuala Lumpur para Pequim desapareceu no Mar da China Meridional </p> (Samsul Said/AFP/VEJA/VEJA)
47/50 <p>Familiares choram no aeroporto de Pequim, após receberem a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas</p> (Manan Vatsyayana/AFP/VEJA/VEJA)
48/50 <p>Mulher chora no aeroporto de Pequim , após receber a notícia do desaparecimento do avião Malaysia Airlines que fazia o voo de Kuala Lumpur para a capital chinesa transportando 239 pessoas</p> (Mark Ralston/AFP/VEJA/VEJA)
49/50 <p>Imagem obtida de um avião da Força Aérea do Vietnã mostra um vazamento de óleo é visto a partir na área de busca por um avião Malaysia Airlines que desapareceu na costa vietnamita durante voo de Kuala Lumpur a Pequim</p> (Trung Hieu/Thanh Nien Newspaper/Reuters/VEJA/VEJA)
50/50 <p></p> (Mohd Rasfan/AFP/AFP/AFP)
A polícia da Malásia está examinando um simulador de voo encontrado na casa do piloto do voo 370 da Malaysia Airlines para tentar encontrar pistas sobre o que pode ter acontecido com o avião, que está desaparecido há mais de uma semana. As residências do piloto Zaharie Ahmad Shah e do copiloto Fariq Abdul Hamid foram investigadas neste sábado e investigadores falaram com familiares dos dois, segundo informou o Ministério dos Transportes da Malásia.
As buscas ocorrem após o premiê malaio, Najib Razk, ter dito acreditar que o avião desapareceu “em uma ação deliberada” em 8 de março, quando voava com 239 pessoas a bordo, fazendo um trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim. Segundo o governo, a polícia está investigando toda a tripulação e os passageiros do avião, além de engenheiros que podem ter tido contato com a aeronave antes da decolagem.
O governo diz que esses são “procedimentos normais” e pediu que a população não “tire conclusões precipitadas”. Amigos do piloto afirmam que ele era um entusiasta da aviação que adorava voar e construiu um simulador de voo em casa.
Com base em novos dados, as autoridades de aviação da Malásia e de outros países que ajudam na investigação acreditam que a última comunicação por satélite do avião pode ter vindo de dois corredores: um mais ao norte, que iria da fronteira do Cazaquistão com o Turcomenistão até o norte da Tailândia; e outro mais ao sul, da Indonésia ao sul do Oceano Índico.
Segundo o Ministério dos Transportes da Malásia, os dois corredores estão sendo tratados “com igual importância” e mais países estão sendo solicitados a colaborar nas buscas. A Índia, entretanto, informou que “pausou” suas investigações, enquanto aguarda novas instruções. “As operações de buscas aéreas foram interrompidas hoje. Os navios da Marinha estão ancorados na Ilha Kamorta e as lanchas da Guarda Costeira voltarão para suas atividades de rotina”, afirmou Harmit Singh, porta-voz do comando dos quartéis de Andamão e Nicobar.