Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais países: União Europeia adotará cronograma para novos membros

Países dos Bálcãs têm buscado oportunidade para negociar entrada no bloco

Por Da Redação
10 jan 2018, 18h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A União Europeia está se preparando para fixar o prazo para novas adesões ao bloco para o ano de 2025, mas disputas entre os países dos Bálcãs podem atrasar o cronograma.

    “Os parceiros dos Bálcãs terão agora uma janela de oportunidade histórica. Pela primeira vez, a perspectiva de sua entrada tem um prazo planejado” é o que deve dizer a Comissão Europeia em um documento de estratégia a ser anunciado no dia 7 ou 14 de fevereiro deste ano, segundo informações do site EU Observer.

    A minuta do documento ao qual a plataforma teve acesso diz ainda que “com forte determinação política, entrega de reformas reais e de soluções duradouras para suas disputas com os países vizinhos, Montenegro e Sérvia estarão prontos para se tornarem membros em 2025″. Albânia, Bósnia, Macedônia e Kosovo “devem também estar bem avançados no caminho europeu nesse ano [2025]”.

    O comunicado representa uma mudança de direção da Comissão Europeia cujo presidente, Jean-Claude Juncker, declarou em 2014 que não haveria adesão de novos membros ao bloco em um futuro próximo, além de dar impulso aos diálogos de adesão já iniciados com Montenegro e Sérvia.

    O novo posicionamento da Comissão pode ser visto como um reflexo do aumento da influência russa na região; Moscou tem feito campanhas anti-UE nas mídias locais e atraído nacionalistas sérvios com acordos de vendas de armas. Em 2017, supostos espiões russos estiveram por trás de um golpe mal-sucedido em Montenegro cujo objetivo era impedir o país de ingressar na Otan.

    Continua após a publicidade

    Albânia e Macedônia esperam também iniciar as negociações em 2018, se esta última for bem-sucedida em resolver a disputa por seu nome com a Grécia, que vem bloqueando suas conversas com a UE e a Otan. A Grécia argumenta que a Macedônia não poderia adotar esse nome por ele também denominar uma região grega  a segunda maior do país.

    Logo atrás dos três países está a Bósnia, que trabalha para obter o status de “país candidato à UE” e então iniciar diálogos sobre uma futura adesão. Kosovo, por sua vez, ainda está estudando fazer um pedido formal para se tornar candidato.

    Entretanto, a Comissão alertou para o fato de que litígios locais poderiam atrasar o cronograma “ambicioso”. “A União Europeia não pode e não irá importar disputas bilaterais. É por essa razão que todos os parceiros dos Bálcãs devem resolver essas disputas com urgência”, afirma a minuta. O texto também sugere que a questão da demarcação de fronteiras seja resolvido por meio de arbitragens internacionais e que os julgamentos resultantes devem ser “vinculantes, finais e respeitados em sua integralidade”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.