PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mais de 100 republicanos declaram apoio a Kamala e chamam Trump de ‘incapaz’

Ex-integrantes do próprio governo de Donald Trump assinaram carta pública, além de pessoas ligadas às gestões de Ronald Reagan e George Bush

Por Da Redação Atualizado em 19 set 2024, 21h38 - Publicado em 19 set 2024, 15h38

Mais de 100 ex-funcionários republicanos, incluindo antigos servidores do governo de Donald Trump (2017-2020), declararam apoio à aspirante democrata à Casa Branca, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, em uma carta publicada na quarta-feira, 18. No texto, autoridades afirmaram que o candidato de seu próprio partido é “incapaz de servir” outro mandato.

O documento, assinado por 111 ex-integrantes da segurança nacional e de política externa, destaca que, apesar das diferenças com as políticas de Harris, “acreditamos que ela possui as qualidades essenciais para ser presidente, enquanto Donald Trump não as tem”.

A carta de quarta-feira representa a mais recente expressão de apoio a Harris por parte de um grupo de republicanos que tem rompido as barreiras partidárias para evitar que o ex-presidente retorne à Casa Branca.

Entre os signatários, destacam-se ex-funcionários das administrações republicanas de Ronald Reagan, George H. W. Bush, George W. Bush, além de membros das administrações democratas de Bill Clinton e Barack Obama. Também assinaram Mark Harvey, ex-assistente especial de Trump, e Elizabeth Neumann, sua ex-secretária assistente de Segurança Interna. “Acreditamos que o presidente dos Estados Unidos deve ser um líder íntegro, sério e firme”, afirmou a carta.

O texto critica o envolvimento de Trump na invasão do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, sua “suscetibilidade à bajulação e manipulação” por líderes autoritários, como Vladimir Putin, da Rússia, e Xi Jinping, da China, além de “decisões caóticas sobre segurança nacional”.

Continua após a publicidade

“Nós nos opomos firmemente à eleição de Donald Trump. Como presidente, ele promoveu o caos diariamente no governo, elogiou nossos inimigos e minou nossos aliados, politizou os militares e menosprezou nossos veteranos, priorizou seus interesses pessoais acima dos interesses americanos e traiu nossos valores, democracia e o documento fundador deste país”, destacou a declaração.

Nas últimas semanas, vários republicanos, como a ex-deputada da Virgínia Barbara Comstock, uniram-se para apoiar Harris. Comstock explicou sua decisão à emissora americana CNN, afirmando: “Após o 6 de janeiro e a recusa de Trump em reconhecer sua derrota na eleição de 2020, além de suas ameaças à democracia, é hora de virar a página”.

Outros republicanos que manifestaram apoio a Harris incluem o ex-procurador-geral Alberto Gonzales, o ex-deputado Adam Kinzinger, a ex-secretária de imprensa de Trump Stephanie Grisham, além do diretor de comunicações Anthony Scaramucci.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.