Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de 100 venezuelanos chegam por dia à Colômbia

Governo colombiano permitiu a entrada de mais de 150.000 venezuelanos para que adquirissem alimentos e remédios

Mais de 100 pessoas chegam diariamente à cidade colombiana de Barranquilla fugindo da crise social, econômica e política que assola a Venezuela, informaram nesta terça-feira fontes oficiais da Colômbia. O procurador municipal de Barranquilla, Jaime San Juan Pugliese, afirmou que a maioria das famílias que chega à capital do departamento de Atlántico são formadas por colombianos que tiveram seus filhos na Venezuela.

“Desde o início de julho, em média, a cada dia são 25 núcleos familiares que se apresentam pela primeira vez à procuradoria para solicitar ajuda e assessoria”, disse Pugliese. O funcionário declarou que as pessoas que procuram a entidade pedem ajuda para atender principalmente suas necessidades em saúde.

Leia também
Órgão eleitoral da Venezuela confirma assinaturas por referendo
Falta de alimentos provoca morte de animais em zoo na Venezuela
‘Decreto trabalhista da Venezuela é o mesmo que trabalho forçado’

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou em 19 de agosto do ano passado o fechamento da passagem entre o departamento de Norte de Santander e o estado de Táchira, e posteriormente estendeu a medida aos outros pontos comuns da extensa fronteira comum, como parte de uma campanha contra o narcotráfico e paramilitares.

A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, confirmou na semana passada que se reunirá nesta quinta-feira, em um lugar ainda não definido, com sua colega da Venezuela, Delcy Rodríguez, para analisar as possibilidades de reabertura da fronteira comum.

O governo colombiano permitiu nos finais de semana dos dias 9 e 16 de julho a entrada de mais de 150.000 venezuelanos por várias passagens fronteiriças para que adquirissem alimentos e remédios.

(Com agência EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    VIVA A VENEZUELA DO PT!!!

    Curtir

  2. José Lourenco

    Mandem os refugiados muçulmanos para a Venezuela, para recompletar!

    Curtir

  3. Essa é a Venezuela dos PARCEIROS da Organização Criminosa chamada Fôro de São Paulo, tão ELOGIADA por LULA, DILMA e a Quadrilha Petista. Venezuela tem as MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO DO PLANETA na frente até da ARABIA SAUDITA. Assim como a PETROBRAS a PDVSA FOI ASSALTADA E DESTRUÍDA PELOS SOCIALISTAS BOLIVARIANOS. Os Petistas NÃO VÃO FAZER DO BRASIL UMA VENEZUELA.

    Curtir