O presidente da França, Emmanuel Macron, gastou 26.000 euros (mais de 96.000 reais) em maquiagem nos primeiros três meses de seu governo.
Segundo informou o jornal Le Point nesta quinta-feira, a maquiadora pessoal de Macron declarou ter recebido dois pagamentos no período, um de 10.000 e outro de 16.000 euros.
Um porta-voz da presidência informou que a maquiadora usada pelo presidente, identificada apenas como Natacha M., foi escalada com um contrato de urgência e que os gastos de Macron com maquiagem seriam “reduzidos significativamente” no futuro.
Os antecessores de Macron não ficavam muito atrás em seus gastos com aparência. François Hollande pagava mais de 9.000 euros (33.000 reais) ao seu cabeleireiro particular e Nicolas Sarkozy gastava em média 8.000 euros (29.000 reais) por mês em maquiagem.
A revelação sobre os gastos do atual presidente provocou choque e revolta entre os franceses e nas redes sociais. “O orçamento de maquiagem de Macron é de 26.000 euros só para base? Imagina se ele também precisasse de maquiagem nos olhos, boca, blush e contorno?”, publicou uma usuária no Twitter.
Muitos franceses também se perguntaram qual seria o orçamento com maquiagem e beleza da primeira-dama, Brigitte Macron. “Vinte e seis mil euros por maquiagem? E para o cabeleireiro? E para Bridgitte? Grato em saber para onde meus impostos vão”, tuitou outro internauta.