Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Macron anuncia projeto de lei contra “fake news” na França

Presidente francês considera que as notícias falsas disseminadas na internet são uma ameaça à democracia

Por Da Redação - 3 jan 2018, 21h18

O presidente da FrançaEmmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira planos de uma reforma das leis de imprensa com o objetivo de combater a disseminação de “fake news” nas redes sociais — que ele considera uma ameaça à democracia

Macron afirmou que ele e o time que coordenou sua campanha às eleições presidenciais de 2017 foram vítimas de notícias falsas e de um ataque hacker. Desde que assumiu o cargo, em maio, o presidente francês tem sido crítico da mídia russa e chegou a acusar o canal de televisão russo RT de plantar desinformação sobre ele durante a campanha através de seu site e de suas redes sociais.

“Se queremos proteger democracias liberais, precisamos ter uma legislação forte” disse o presidente em um discurso de ano-novo a jornalistas, acrescentando que planeja mudar o papel do Conselho Superior do Audiovisual, a agência reguladora da mídia na França.

“Na época das eleições, as regras que se aplicam a conteúdos publicados em plataformas de internet não serão mais a mesmas”, afirmou Macron.

Publicidade

(com Reuters)

Publicidade