Londres pode eleger seu primeiro prefeito muçulmano nesta quinta-feira
O candidato trabalhista Sadiq Khan é o favorito para as eleições municipais da capital inglesa

A cidade de Londres pode eleger o seu primeiro prefeito mulçumano nesta quinta-feira, dia em que acontecem eleições regionais e municipais em todo o Reino Unido. O candidato trabalhista Sadiq Khan, 45 anos, filho de um motorista de ônibus do Paquistão, apareceu nas últimas pesquisas com 12 pontos de vantagem em relação a seu principal concorrente, o conservador Zac Goldsmith, que vem de uma família de bilionários.
Os locais de votação abriram as portas às 7h locais (3h em Brasília) e o pleito deve prosseguir até às 22h (18h em Brasília) para a eleição do Parlamento da Irlanda do Norte, Gales e Escócia, além de 124 prefeituras em todo o país. No total, 5,6 milhões de londrinos devem comparecer às urnas para escolher o substituto de Boris Johnson
Leia também:
Obama faz apelo a povo britânico para que opte por permanência na UE
‘Que deselegante!’: Prefeito de Londres derruba criança em jogo de rugby
A estratégia de Zac Goldsmith e do primeiro-ministro britânico, David Cameron, foi a de vincular Sadiq Khan a extremistas muçulmanos. A tática, porém, pode se voltar contra os conservadores. “Khan é claramente um muçulmano moderno e progressista. Se os seus oponentes se aventurarem muito neste terreno, correm o risco de enfrentar uma reação enérgica”, diz Tony Travers, professor da London School of Economics.
Em entrevista à agência de notícias France-Presse, Khan denunciou a campanha “desesperada” dos conservadores. “Sou londrino, sou britânico, sou de fé islâmica e tenho orgulho de ser muçulmano. Sou de origem asiática, paquistanesa. Sou um pai, sou um marido, sou sofrido torcedor do Liverpool há muito tempo. Sou todas estas coisas”, disse. “Mas o melhor desta cidade é que você pode ser um londrino de qualquer religião ou de nenhuma, e aqui fazemos algo mais que tolerar: nos respeitamos, recebemos todos com os braços abertos”.
Em caso de vitória, Khan será o primeiro prefeito muçulmano não apenas da cosmopolita capital britânica, ma também de uma grande capital europeia.
(Com AFP)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.