Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lista de ‘amigos’ estrangeiros de Obama tem apenas 5 líderes

Washington, 19 jan (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, o premiê do Reino Unido, David Cameron, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, figuram na lista dos líderes estrangeiros considerados ‘amigos’ pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A relação é completada pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, segundo partes de uma entrevista concedida por Obama à revista ‘Time’ que foram divulgadas nesta quinta-feira.

‘Eu acho que se esses cinco líderes fossem questionados, diriam: ‘temos muita confiança no presidente dos EUA. Acreditamos no que ele diz. Acreditamos que cumprirá seus compromissos. Acreditamos que está dando atenção a nossas preocupações e interesses”, assinalou Obama.

Singh foi o primeiro líder estrangeiro recebido por Obama com um jantar de gala na Casa Branca, e Lee esteve em outubro passado em Washington em uma visita de Estado que selou a ratificação do Tratado de Livre Comércio entre EUA e Coreia do Sul.

O britânico Cameron se uniu a Obama em várias questões importantes, como a intervenção na Líbia, ao tempo que o presidente americano manteve com Angela Merkel um diálogo permanente para lidar com a crise da dívida na zona do euro.

Por fim, Obama também fala com regularidade com o turco Endorgan.

‘A amizade e os laços de confiança que fui capaz de criar com uma ampla gama de líderes é uma grande parcela do que nos permitiu executar uma diplomacia efetiva’, avaliou Obama. EFE