Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Líderes do G7 anunciam que vão proibir importação de ouro russo

Sanção tem como objetivo atingir importante fonte de receita da Rússia e impactar financiamento para a guerra contra a Ucrânia

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 jun 2022, 11h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, encontra-se com o presidente dos EUA Joe Biden, antes da cúpula do G7.
    O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, e o presidente dos EUA Joe Biden, antes da cúpula do G7 em 2021 (Toby Melville/Getty Images)

    Na abertura da cúpula do G7 neste domingo, 26, os líderes do grupo que reúne as sete nações mais ricas do mundo anunciaram que vão proibir a importação de ouro vindo da Rússia com o objetivo de impactar o financiamento para a guerra contra a Ucrânia. A sanção atinge uma importante fonte de receita do país e sua principal exportação não energética.

    Publicidade

    Após chegar à Baviera, na Alemanha, onde a reunião é realizada, o presidente norte-americano Joe Biden utilizou sua conta no Twitter para fazer o anúncio. “O G7 anunciará que proibiremos a importação de ouro russo, uma importante exportação que rende dezenas de bilhões de dólares para a Rússia”, publicou.  O grupo é formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Itália e Canadá.

    Publicidade

    Em comunicado, o governo do Reino Unido informou que a sanção é a primeira desta natureza aplicada contra um país no mundo e que, com a medida, as restrições de importação do Reino Unido se aplicam, no momento, a mais de £ 13,5 bilhões. Ainda de acordo com o posicionamento, o valor do metal aumentou para a elite russa nos últimos meses, tendo em vista que os oligarcas passaram a comprar barras de ouro para “evitar o impacto financeiro das sanções ocidentais”.

    Continua após a publicidade

    “As medidas que anunciamos hoje atingirão diretamente os oligarcas russos e atingirão o coração da máquina de guerra de Putin”, afirmou o primeiro-ministro Boris Johnson.

    Publicidade

    No mês passado, o G7 anunciou que eliminaria gradualmente as importações de petróleo da Rússia e não financiaria redes de televisão do país com publicidade.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.