Clique e assine a partir de 9,90/mês

Legislativas na França: votação começa na América do Sul

Por Philippe Huguen - 2 jun 2012, 10h49

Os franceses residentes na América do Sul começaram a votar neste sábado para eleger pela primeira vez seus deputados, com uma semana de antecedência em relação ao seu país de origem.

A mesa de votação instalada no Consulado da França no Rio de Janeiro foi aberta às 08h00 de Brasília, quando um grupo de eleitores já fazia fila, constatou uma jornalista da AFP. Ao mesmo tempo, franceses que vivem em outras cidades do Brasil, assim como na Argentina e no Uruguai também começavam a votar.

Outra novidade para esta votação é que cerca de 130.000 eleitores votaram pela internet, apesar de algumas falhas técnicas, de 1,1 milhão de franceses habilitados a votar no exterior, para eleger 11 deputados.

Nas eleições presidenciais a América Latina votou majoritariamente no agora ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy, mesmo com uma taxa de abstenção recorde de quase 68%.

Na França, a votação será realizada eventualmente em dois turnos, nos dias 10 e 17 de junho, na qual o novo presidente socialista François Hollande tenta obter uma sólida maioria para dar apoio as suas reformas, enquanto a direita espera que ocorra uma reversão de tendência no eleitorado.

Continua após a publicidade
Publicidade