Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Kamala supera Trump com 45% das intenções de voto contra 41%, mas não onde importa

Nova pesquisa Reuters/Ipsos mostra republicano à frente da democrata, ainda que dentro da margem de erro, nos 7 estados-chave para a eleição nos EUA

Por Da Redação 29 ago 2024, 10h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, durante discurso em Chicago. 22/08/2024
    Candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, durante discurso em Chicago. 22/08/2024  (Andrew Harnik/Getty Images)

    A candidata democrata à Casa Branca, a vice-presidente dos Estados UnidosKamala Harris, ampliou sua vantagem sobre o republicano Donald Trumpalcançando 45% das intenções de voto, enquanto seu adversário registrou 41%, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos publicada nesta quinta-feira, 29. Ela não está à frente, porém, justamente onde importa. Nos sete estados-chave para o pleito deste anos, onde a votação foi mais acirrada em 2020, o ex-presidente tem vantagem de dois pontos percentuais. Ainda que dentro da margem de erro, o dado é sinal de alerta para a democrata.

    Publicidade

    A vantagem de quatro pontos em nível nacional representa um aumento em relação ao levantamento da Reuters/Ipsos do final de julho, quando Harris estava apenas um ponto à frente de Trump. No entanto, o resultado ainda se mantém dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, caracterizando um empate técnico na corrida presidencial.

    Publicidade

    Onde estão os votos

    A pesquisa, que foi conduzida ao longo dos últimos oito dias até quarta-feira, 28, mostra que Harris lidera principalmente entre mulheres e latinos, conquistando 49% das intenções de voto desses grupos — 13 pontos percentuais a mais que Trump. Nas quatro pesquisas da Reuters/Ipsos realizadas em julho, Harris apresentava vantagem de apenas nove pontos entre as mulheres e de seis pontos entre os latinos.

    Os resultados também revelaram que cerca de 73% dos eleitores democratas registrados estão mais motivados a comparecer às urnas em 5 de novembro desde que Harris entrou na corrida, substituindo o presidente Joe Biden. Em contraste com uma pesquisa da Reuters/Ipsos realizada em março, na qual 61% dos americanos afiliados ao Partido Democrata afirmaram que iriam votar em Biden – principalmente para prevenir o retorno de Trump –, agora 52% deles indicam que seu voto já não é apenas contra o republicano, mas a favor de Harris.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já entre os eleitores republicanos, 64% afirmam que irão às urnas para apoiar o ex-presidente americano, e não apenas como protesto contra a democrata.

    A vice-presidente lidera em questões relacionadas ao aborto, com 47% contra 31% do republicano. A pesquisa também revela preocupações entre 41% dos eleitores sobre uma possível proibição nacional ao procedimento, um tema relevante após a revogação do direito à interrupção da gravidez pela Suprema Corte em 2022.

    Publicidade

    Os resultados destacam as mudanças na corrida pela Casa Branca desde que Biden desistiu de disputar a reeleição em julho, após uma série de críticas sobre seu desempenho no debate presidencial contra Trump e atos falhos em discursos.

    Continua após a publicidade

    Trump na liderança onde importa

    Além de continuar à frente de Harris entre os eleitores brancos e homens, com resultados semelhantes aos de julho, ele lidera as pesquisas nos sete estados onde a eleição de 2020 foi mais apertada — Wisconsin, Pensilvânia, Geórgia, Arizona, Carolina do Norte, Michigan e Nevada. Considerados locais importantes para definir o resultado também neste ano, lá Trump registrou uma média de 45% das intenções de voto, contra 43% de Harris. 

    Publicidade

    O ex-presidente também tem vantagem na questão econômica, sendo que 45% dos eleitores afirmam que Trump saberia gerenciar melhor a economia do país, enquanto 36% escolheram Harris.

    Entre eleitores sem diploma universitário, no entanto, a vantagem do republicano caiu de 14 para 7 pontos percentuais.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.