Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jovem insulta Sarkozy e é detido em aeroporto

Paris, 4 abr (EFE).- Um jovem foi detido nesta quarta-feira no aeroporto das ilhas Reunião, no oceano Índico, por insultar o presidente da França e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, em sua chegada ao arquipélago.

‘Pobre imbecil, vamos te matar nas urnas’, disse o jovem a Sarkozy enquanto este cumprimentava vários militantes de seu partido na saída do aeroporto de Saint-Denis. Apesar do insulto, o presidente permaneceu impassível antes de entrar em um carro e seguir viagem.

O jovem, de 23 anos, foi detido por seguranças de Sarkozy e posto à disposição da polícia de fronteiras, informou a delegação do governo no arquipélago.

O insulto do jovem a Sarkozy não foi casual. O próprio presidente utilizou, em 2008, a expressão (‘pobres imbecis’) para desqualificar um homem no Salão da Agricultura de Paris que se recusou a apertar sua mão.

O incidente, divulgado amplamente na internet, mostra um senhor falando a Sarkozy ‘não me toque que vai me sujar’ antes de ouvir o ‘pobres imbecis’. Pouco depois, o presidente reconheceu que havia se equivocado ao insultá-lo.

O incidente em Reunião é o segundo desse tipo durante a campanha presidencial. O primeiro ocorreu com o candidato socialista François Hollande, em fevereiro. Ao fazer um discurso sobre moradia, o político foi alvo de uma mulher que o acertou com farinha em frente às câmeras de televisão. Na ocasião, Hollande deixou o auditório escoltado por agentes de segurança, e a mulher foi expulsa do local. EFE

jaf/cl/id