Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Jornal afirma que S&P planeja diminuir qualificação de 2 países da eurozona

Por Da Redação 13 jan 2012, 16h06

Londres, 13 jan (EFE).- A agência de classificação de risco Standard & Poor’s planeja diminuir em breve a qualificação da dívida de dois dos seis países da zona do euro que têm um triplo A, informou nesta sexta-feira o jornal ‘Financial Times’.

A publicação britânica apostou em Áustria e França, apesar de esta informação não ter sido confirmada nem pela agência nem pelos Governos desses países.

Se esses dois países forem rebaixados para a qualificação de AA+, só restariam quatro na eurozona com a nota máxima de AAA: Alemanha, Holanda, Finlândia e Luxemburgo.

O jornal destacou que, com o possível rebaixamento de Áustria e França, a Alemanha seria o único país com triplo A respaldando o fundo europeu de estabilidade financeira, criado para enfrentar a crise de dívida soberana na zona do euro.

Os rumores sobre a nova classificação desses países afetou as bolsas europeias e o pregão londrino terminou o dia em baixa de 0,46%.

Além disso, o euro perdeu força em relação ao dólar, após recentes altas devido a uma tímida recuperação nos leilões de bônus de dívida de países como França e Itália.

A S&P já avisou em dezembro a 15 países da eurozona, inclusive os seis com triplo A, que poria sob observação suas qualificações creditícias devido ao impacto da crise de dívida e as perspectivas econômicas pouco animadoras. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade