Clique e assine a partir de 8,90/mês

Jornais que revelaram espionagem da NSA vencem Pulitzer

Prêmio de maior prestígio do jornalismo foi dado ao 'The Washington Post' e ao 'The Guardian' por matérias feitas com dados vazados por Edward Snowden

Por Da Redação - 15 abr 2014, 04h05

Os jornais The Washington Post e The Guardian venceram nesta segunda-feira o prêmio Pulitzer, o mais importantes do jornalismo mundial, por revelarem ao público os esforços de espionagem do governo dos Estados Unidos com base em uma série de documentos secretos concedidos pelo ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden.

Leia também:

NSA aproveitou falha ‘Heartbleed’ para espionar cidadãos

‘Missão cumprida’, diz Snowden após meses de vazamentos

As reportagens vencedoras contaram os detalhes sobre os programas de espionagem da NSA, que recolheram milhões de dados telefônicos e e-mails de cidadãos americanos e de outros países com a justificativa de tentar impedir ataques terroristas, como o de 11 de setembro de 2001. Os jornalistas premiados foram Glenn Greenwald, Laura Poitras e Ewan MacAskill, do The Guardian, e Barton Gellman, do The Washington Post.

Snowden, que atualmente vive asilado na Rússia, comemorou o resultado da premiação. “Eu saúdo os bravos repórteres e seus colegas, que continuaram trabalhando apesar da intimidação, incluindo a destruição forçada de materiais jornalísticos, o uso de leis inadequadas de terrorismo e de outros tantos outros meios de pressão para fazê-los parar”, escreveu em um comunicado divulgado pela Fundação pela Liberdade de Imprensa.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade