Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Imprensa internacional dá destaque a julgamento de HC de Lula

Imprensa americana e europeia chamam atenção para as manifestações contra Lula e declarações polêmicas de militares nas redes sociais

Por Da redação
Atualizado em 4 abr 2018, 20h42 - Publicado em 4 abr 2018, 17h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado nesta quarta-feira às 14h, e seus reflexos no Brasil começam a virar objeto de notícia no exterior. Os britânicos BBC The Guardian logo pela manhã soltaram matérias sobre o assunto. A BBC se preocupou em contextualizar o atual cenário envolvendo o ex-presidente. Em texto didático, a rede britânica dá destaque aos protestos que polarizam o país e responde a perguntas como “quem é Lula?”, “como ele entrou nessa bagunça?” e “o que a Suprema Corte está decidindo hoje?”.

    Já o The Guardian traz a visão de especialistas brasileiros sobre o os possíveis desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e faz prognósticos a respeito de uma possível prisão. O jornal destacou a grande popularidade do ex-presidente Lula, principalmente frente às camadas mais pobres, mas lembrou das diversas manifestações em apoio à sua prisão que estavam marcadas para ocorrer durante o julgamento.

    O jornal chama ainda atenção para as tensões políticas e a polarização social no país, agravadas pela morte da vereadora do PSOL Marielle Franco. A matéria termina afirmando que, se preso, Lula tende a não cumprir uma sentença muito longa e resgata como exemplo o caso do ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf, liberado para cumprir prisão domiciliar em decorrência de problemas médicos.

    O principal jornal americano, o The New York Times, assim como a agência de notícias britânica Reuters, fizeram matérias nas quais chamam atenção para o post do general Eduardo Villas Boas em sua conta no Twitter — o militar afirmou que as Forças Armadas “repudiam a impunidade”. Ambos veículos, destacam a interpretação velada de ameaça militar também feita por figuras políticas brasileiras, como o ex-procurador Rodrigo Janot, e citou as manifestações favoráveis à prisão de Lula marcadas por todo o país para esta quarta-feira.

    O tuíte do militar também foi citado pelo periódico espanhol El País, que transmite o julgamento ao vivo. De acordo com o jornal, a manifestação de Villas Boas acirra ainda mais as tensões entre apoiadores e aqueles contrários à prisão do ex-presidente.

    Continua após a publicidade

    A emissora americana CNN na América Latina deu destaque às manifestações a favor da negação do habeas corpus de Lula, com a manchete de “Centenas tomam as ruas de São Paulo pedindo a prisão de Lula da Silva”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.