Clique e assine a partir de 9,90/mês

Japão confirma 1º caso de pneumonia causada por variante do coronavírus

Homem de aproximadamente 30 anos teria contraído o vírus ao visitar a cidade de Wuhan, na China, onde ao menos 41 casos foram constatados e um homem morreu

Por Da Redação - Atualizado em 16 jan 2020, 08h48 - Publicado em 16 jan 2020, 08h33

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão anunciou nesta quinta-feira, 16, que uma nova variante de coronavírus foi contraída por um homem que visitou a cidade de Wuhan, na China. A cidade passa por um surto de pneumonia e gastroenterite, provavelmente causado por este vírus.

O homem, que não teve a identidade divulgada, tem cerca de 30 anos e reside na província de Kanagawa – próximo a Tóquio. Ele começou a ter febre no dia 3 de janeiro em Wuhan e foi hospitalizado no dia 6 quando retornou ao Japão e consultou um médico. Este é o primeiro caso confirmado de doença causada pelo novo coronavírus em solo japonês.

Os resultados dos testes feitos pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas saíram nesta quarta-feira, 15, e confirmaram a presença do novo coronavírus oriundo da China. O paciente, de acordo com o ministério, já se recuperou e deixou o hospital ainda na quarta.

Às autoridades, o japonês alegou que não visitou o mercado de frutos do mar em Wuhan, local vinculado à maioria dos casos. Acredita-se que ele tenha contraído o vírus ao ter tido contato com pessoas que estavam infectadas.

Continua após a publicidade

Primeiros casos

Uma misteriosa pneumonia começou a se espalhar em dezembro de 2019 e foi detectada em 41 pacientes, mas apesar da doença ter causado a morte de um homem de 61 anos, as autoridades chinesas acreditam que o risco de um novo surto de pneumonia viral ser transmissível entre humanos é “baixo”, mas “não está descartado”.

(Com Agência Brasil)

Publicidade