Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Israel será responsável caso diálogo fracasse, diz Abbas

Palestino afirmou que quem decide construir colônias decide deter as negociações

Israel terá a responsabilidade caso fracassem as negociações de paz, devido à retomada das construções nas colônias judaicas na Cisjordânia, disse nesta terça-feira o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Abbas afirmou que “quem decide continuar a construir as colônias e dar ajuda e proteção aos colonos, decide deter as negociações”. No entanto, segundo ele, a Palestina continua “determinada a contribuir para o êxito de negociações sérias e sinceras.”

Apesar de os palestinos terem solicitado um “cessar total” das construções para continuarem negociando, elas foram retomadas depois de ter terminado no domingo a moratória de 10 meses, a qual Israel decidiu não prolongar.

Acordo de paz – O fim da moratória foi comemorado no domingo com cerimônias em vários assentamentos. O governo israelense, porém, não se manifestou, cumprindo ordens do premiê que proibiu qualquer tipo de provocação e pediu “contenção”.

Nova reunião – Também no domingo, em função da expiração do prazo para novas construções, Hillary Clinton anunciou um novo encontro entre israelenses e palestinos na tentativa de impedir que as conversas de paz fracassem. “Continuamos em contato estreito com as duas partes e nos reuniremos com eles de novo nos próximos dias. Os EUA continuam centrados no objetivo de avançar nas negociações rumo à solução dos dois estados, e encoraja as partes a dar passos construtivos na direção deste fim”, declarou o porta-voz americano Philip J. Crowley.

(Com agência France-Presse)