Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Israel inicia construção de muro na fronteira com o Líbano

Por Da Redação 30 abr 2012, 10h58

Beirute, 30 abr (EFE).- As autoridades israelenses iniciaram nesta segunda-feira a construção de um muro na fronteira com o Líbano e próximo da aldeia de Kfar Kila – situada em frente a localidade de Metula, em Israel -, para proteger esta cidade, afirmaram à Agência Efe testemunhas da região.

O governo israelense justificou a construção do muro, que terá dois quilômetros de extensão e 10 metros de altura, servirá para evitar possíveis confrontos entre ambos os países.

A operação foi iniciada com a retirada da cerca de segurança localizada pouco antes da chamada ‘linha azul’, divisão traçada pela ONU em maio de 2000 para certificar a retirada israelense do sul do Líbano. A construção do muro, que substituirá a antiga cerca de segurança, conta com supervisão da ONU e também é observada de perto por soldados libaneses, acrescentaram as fontes.

Em Kfar Kila, situada no Setor Este do sul do Líbano, também se encontra o posto fronteiriço Porta de Fátima, que durante os 22 anos de ocupação israelense era conhecida como a ‘boa fronteira’, já que servia de passagem para os libaneses que iam trabalhar em Israel.

Tecnicamente, Líbano e Israel continuam em guerra, embora os responsáveis militares de ambos os Estados consiguam articular encontros regularmente, sob orientação da ONU, para tratar os problemas relativos às fronteiras. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade