Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Israel afirma ter testado mísseis balísticos ‘com sucesso’

Testes realizados em alto-mar ocorreram em um contexto de tensões com o Irã e com o Hezbollah

Por AFP 2 jun 2020, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu exaltou os lançamentos (Menahem Kahana/AFP)

    Israel anunciou na noite desta terça-feira, 2, que “com sucesso” conduziu testes de mísseis balísticos no Mediterrâneo. Os testes ocorreram em um contexto de tensões com o Irã e com o Hezbollah, organização política e paramilitar islâmica xiita, sediada no Líbano.

    A Indústria Aeroespacial de Israel (IAI), empresa estatal especializada na indústria aeroespacial civil e militar, indicou que “o ensaio complexo ocorreu em alto mar” e envolveu dois Sistemas de Artilharia de Longo Alcance (LORA). “O primeiro cenário envolveu um lançamento de curto alcance de 90 km e o segundo, um lançamento de longo alcance de 400 km”, explicou o IAI em comunicado.

    “Nos dois cenários, o míssil foi lançado na direção de sua trajetória, efetuou seu trajeto e atingiu o alvo com a maior precisão. O sistema de lançamento e os mísseis cumpriram com sucesso os objetivos desses testes”, com uma margem de erro inferior a dez metros, enfatizou o IAI. A empresa não especificou a data exata em que o teste foi realizado, mas sabe-se que foi durante a pandemia da Covid-19.

    Continua após a publicidade

    O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu aplaudiu o feito. “No meio da guerra contra o coronavírus, continuamos a garantir a segurança de Israel, ofensiva e defensivamente”, disse.

    Os testes amplia o contexto de tensão na região. A força aérea israelense é suspeita de ter realizado vários atentados fatais contra elementos pró-iranianos na vizinha Síria, um aliado de Teerã. O Estado hebreu também está promovendo a manutenção do embargo à venda de armas ao Irã, que em princípio será progressivamente levantado a partir de outubro.

    Além disso, Israel acompanha de perto a evolução da crise política, econômica e social no Líbano e teme que a comunidade internacional ajude esse país, mas sem tentar reduzir a influência do movimento xiita do Hezbollah, seu inimigo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.