Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Irã tem novo local para foguetes e pode testar míssil balístico

Ocidente teme que tecnologia seja usada para transportar ogivas nucleares

Por Da Redação 8 ago 2013, 09h24

O Irã construiu um novo local para lançamento de foguetes, que pode ser usado ​​para testes de mísseis balísticos, revelou nesta quinta-feira um relatório de uma publicação de inteligência militar dos Estados Unidos.

Imagens de satélite analisadas pelo Jane’s Intelligence Review mostraram uma extensa construção ao longo dos últimos três anos, em um local que o Jane diz ter uma torre e uma plataforma de lançamento, uma área de preparo de lançamento de foguetes e uma área de administração e apoio.

O local para lançamento de foguetes fica próximo da cidade de Shahrud, a 100 quilômetros de Teerã. Segundo o relatório, o local é um dos três que servirão para o programa espacial iraniano. “A análise de imagens do local em Shahrud indica que será uma instalação estratégica para o teste de mísses balísticos, deixando os outros dois locais livres para o programa de lançamento de satélites iraniano”, disse o especialista da publicação Matthew Clements.

O país dos aiatolás tem apresentado objetivos ambiciosos para desenvolver seu programa espacial nos últimos anos. Em janeiro deste ano, o Irã exibiu seus sistemas de lançamento ao enviar um macaco vivo para o espaço e trazê-lo de volta com segurança, segundo autoridades locais.

A comunidade internacional teme que a tecnologia balística de longo alcance utilizada para colocar os satélites iranianos em órbita possa ser utilizada para transportar ogivas nucleares. O Irã nega a intenção de produzir bombas atômicas.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade