Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã se diz preparado para retomar negociações nucleares

Por Atta Kenare 5 jan 2012, 13h08

O Irã está preparado para retomar as negociações nucleares com as potências do denominado grupo 5+1 na Turquia, declarou nesta quinta-feira o ministro iraniano de Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, durante entrevista coletiva com o colega turco Ahmet Davutoglu.

A chefe da diplomacia europeia Catherine “Ashton falou com Davutoglu por telefone para ver se a Turquia pode sediar a próxima reunião do grupo 5+1 (integrado por Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França, Alemanha e China) e respondeu positivamente”, disse Salehi.

“Acho que a Turquia é o melhor lugar para organizar as conversações, mas as duas partes devem entrar em acordo”, acrescentou o chanceler iraniano.

“Estamos preparados para as negociações” nucleares, insistiu Salehi.

Davutoglu disse ter transmitido às autoridades iranianas uma mensagem de Ashton na qual esperava a resposta de Teerã para sua última carta, enviada em outubro, mediante a qual expôs que as grandes potências estavam prontas para retomar as negociações.

Continua após a publicidade

“O que é importante é que as negociações continuem. A Turquia apóia qualquer passo positivo neste tema”, assegurou o ministro turco.

A Turquia organizou em Istambul a última rodada de negociações entre o Irã e o grupo 5+1, celebrada em janeiro de 2010, embora não tenha chegado a nenhum acordo.

Na terça-feira passada, o Irã pediu a Ashton que marcasse “uma data e um lugar” para retomar as conversações sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e o grupo 5+1.

Os países ocidentais sustentam que Teerã está fabricando a arma atômica sob seu programa nuclear civil, um argumento que o Irã sempre desmentiu.

Na quarta-feira, a União Europeia chegou a um princípio de acordo para sancionar as importações de petróleo iraniano caso Teerã não se comprometa a cooperar com a comunidade internacional sobre seu controverso programa nuclear.

Continua após a publicidade
Publicidade