Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã proíbe comercialização dos bonecos de ‘Os Simpsons’

'Barbie' também é proibida por ser imoral e ter 'efeito negativo na educação'

O regime islâmico do Irã proibiu a comercialização dos bonecos dos personagens da série Os Simpsons por considerá-los contrários à cultura do país, informou nesta segunda-feira o jornal independente Shargh. Além dos bonecos, outros objetos relacionados a esses personagens, como mochilas e materiais escolares, também estão proibidos de serem vendidos nas lojas locais.

Agora, os personagens de Os Simpsons integram o grupo de bonecos probidos pelo regime, como a Barbie, considerada imoral e com um “efeito negativo na educação das crianças”. Segundo Mohamad Bagher Adosi, do Centro para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens iranianos, as bonecas Barbie vestem um tipo de roupa que não se ajusta aos padrões impostos pelo regime teocrático islâmico xiita.

Adosi afirmou que o próximo passo do Centro para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens iranianos será a proibição de personagens como Superman e Homem-Aranha, já que ambos “propagam a cultura da Europa e Estados Unidos”.

(Com agência EFE)