Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã envia armas a regime sírio, diz ONU em relatório

Ajuda iraniana a Assad viola embargo imposto pelas Nações Unidas

Um relatório confidencial da ONU afirma que o Irã exporta armas ao governo sírio, violando resoluções impostas pela organização internacional, informou nesta quinta-feira a rede CNN. A informação é divulgada logo depois de o ditador Bashar Assad culpar ‘combatentes financiados por grupos estrangeiros’ pela violência no país.

Entenda o caso

  1. • Na onda da Primavera Árabe, que teve início na Tunísia, sírios saíram às ruas em 15 de março de 2011 para protestar contra o regime de Bashar Assad, no poder há 11 anos.
  2. • Desde então, os rebeldes sofrem violenta repressão pelas forças de segurança, que já mataram mais de 9.400 pessoas no país.
  3. • A ONU alerta que a situação humanitária é crítica e investiga denúncias de crimes contra a humanidade por parte do regime.

Leia mais no Tema ‘Guerra Civil na Síria’

No documento, encaminhado ao Conselho de Segurança da ONU, há descrições de três apreensões a embarcações iranianas, duas com destino à Síria, no ano passado.

Assad disse, em entrevista nesta semana ao canal Russia 24, que as armas nas mãos dos rebeldes sírios entraram no país pelos vizinhos Líbano e Turquia. Nos últimos meses, a violência respingou nestes dois países, para onde muitos sírios fugiram. Várias pessoas morreram na cidade libanesa de Trípoli devido aos conflitos entre alauítas (etnia de Assad) e sunitas, enquanto a Turquia tenta contornar o enorme fluxo de refugiados que chegam à sua fronteira.