Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã e Coreia do Norte suscitam preocupação por programa nuclear (AIEA)

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukio Amano, manifestou a sua preocupação acerca das intenções nucleares de Irã e Coreia do Norte em seu relatório anual na ONU.

Amano disse à Assembleia Geral da ONU que ambos os países devem fazer o necessário para reduzir a preocupação causada em todo o mundo por suas ações.

Além disso, Amano confirmou os recentes relatórios da AIEA, segundo os quais o Irã “não está fornecendo a ajuda necessária para que possamos concluir que todo o material nuclear é destinado a atividades pacíficas”.

O diretor geral também destacou que a produção de armas nucleares da Coreia do Norte “continua sendo uma questão muito preocupante”. Os inspetores da AIEA não são autorizados a realizar inspeções no país desde abril de 2009.

A Coreia do Norte, que possui uma bomba de plutônio, anunciou desde então a construção de uma usina de enriquecimento de urânio e de um reator de água leve que poderiam permitir novas formas de criar uma bomba nuclear, algo “profundamente preocupante”, segundo Amano.