Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Irã alerta os países do Golfo para que não compensem sua produção de petróleo

Por Dieter Nagl 15 jan 2012, 12h27

O Irã advertiu aos países do Golfo para que não compensem sua produção de petróleo em caso de sanções ocidentais contra suas exportações de petróleo, declarou o representante de Teerã ante a Opep, citado neste domingo pelo jornal Shargh.

“Se os países petroleiros do Golfo Pérsico concordarem em substituir o petróleo iraniano (no caso de sanções), serão os principais responsáveis pelo que acontecerá”, declarou o representante do Irã ante a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OpepP), Mohamad Aloh Jatibi.

“Se nossos vizinhos do Sul utilizarem sua capacidade de produção para substituir nosso petróleo e cooperarem com os países aventureiros (ocidentais), serão responsáveis pelos incidentes que ocorrerão e seu gesto não será amistoso”, afirmou ainda.

A União Europeia deve finalizar em 23 de janeiro as modalidades de um embargo ao petróleo iraniano que deve entrar em vigor progressivamente nos próximos seis meses.

Teerã vende 450.000 barris por dia (18% de suas exportações) à União Europeia, principalmente para a Itália (180.000 barris por dia), a Espanha (160.000 bpd) e a Grécia (100.000 bpd), três países com dificuldades econômicas por causa da crise da dívida na zona euro.

Continua após a publicidade
Publicidade