Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Intenso frio causa morte de 8 pessoas na Polônia durante a noite

Varsóvia, 4 fev (EFE).- Oito pessoas morreram na última noite na Polônia por causa do intenso frio, o que eleva a 45 o número de mortos por congelamento ou hipotermia durante a onda de frio polar que afeta o país centro-europeu há uma semana.

O número total de mortos na Polônia pelo frio desde novembro já chega a 83, lembrou neste sábado o Ministério do Interior polonês.

Novamente a maioria das vítimas foi sem-teto, em muitos casos com problemas de dependência de álcool, que apesar da oferta de camas em abrigos preferem passar a noite nos refúgios improvisados que utilizam normalmente.

‘Durante as geadas é preciso prestar atenção nas pessoas que vivem em lugares sem calefação. Também durante este período merecem uma atenção especial os idosos que estão sozinhos’, disse a porta-voz do ministério, Malgorzata Wozniak.

A polícia mantém um dispositivo especial e patrulha as áreas nas quais habitualmente os sem-teto ficam, oferecendo comida quente e a possibilidade de serem levados a um abrigo.

As temperaturas deste sábado se suavizavam ligeiramente e as mínimas se situavam em aproximadamente 30 graus negativos. EFE