Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Índia prepara ataque contra vizinho

Por Da Redação 15 dez 2008, 16h49

Três oficiais do pentágono confirmaram nesta segunda-feira à rede CNN que os Estados Unidos têm indícios de que a Índia se prepara para possíveis missões contra campos de terroristas suspeitos de cometer os atentados em Mumbai no mês passado. Os oficiais deram poucos detalhes, mas um deles afirmou que a força área indiana está em alerta.

No dia 26 de novembro, mais de 160 pessoas morreram em ataques em locais públicos e de muita movimentação na capital financeira da Índia. Apenas um suspeito foi preso, o paquistanês Mohammad Ajmal Kasab, de 21 anos. Desde então o governo indiano pede que o país vizinho detenha os terroristas envolvidos com os atentados.

Em resposta a uma possível ofensiva militar, o premiê paquistanês, Yousef Raza Guilani, afirmou que seu país está pronto para reagir. “Não queremos guerra, mas se nos for imposta, então estamos preparados”, disse o premiê.

Esta é a primeira indicação pública de que as duas potências nucleares estão próximas de um conflito. Contudo, Guilani ressaltou que o “Paquistão é um estado nuclear responsável” e que em nenhum caso será o primeiro a utilizar seu arsenal atômico.

O governo Bush nega que viu qualquer sinal de movimentação militar pela Índia e garante que não há indicação de que o governo indiano está preparando qualquer tipo de retaliação.

Continua após a publicidade
Publicidade