Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Inconfidência sobre mensalão fez Lula ligar para Mujica

Segundo semanário ‘Búsqueda’, telefonema ocorreu no dia 8, quando confissão de Lula sobre o esquema de propinas veio à tona. Publicação também destaca tentativa do Instituto Lula de desqualificar declaração reproduzida em livro

Por Da Redação 14 Maio 2015, 20h53

A repercussão do trecho do livro Una Oveja Negra al Poder (Uma Ovelha Negra no Poder) no qual José Mujica revela que pouco antes de assumir a presidência do Uruguai teve uma conversa com Lula, na qual o petista mostrou ter conhecimento das negociatas do mensalão (o que sempre negou) e justificá-las como “a única forma de governar o Brasil”, levou os dois ex-presidentes a um contato por telefone. Os dois se falaram no último dia 8, quando a declaração de Mujica chegou à imprensa brasileira.

A informação sobre o telefonema foi divulgada nesta quinta-feira pelo semanário Búsqueda, do qual Danza é diretor de redação. Diz o artigo: “Houve uma chamada telefônica de Lula para Mujica na tarde da mesma sexta-feira 8, na qual os dois líderes aludiram à controvérsia, informou a Búsqueda uma fonte que presenciou a conversa, mas evitou dar mais detalhes sobre ela.” (confira a íntegra em espanhol).

Leia também:

“Para Mujica, ficou claro que Lula falava do mensalão”, diz autor de livro

Com Dilma, Lula queria ser ‘poder nas sombras’, diz Mujica em livro

Dilma valeu-se de espiões cubanos para convencer Mujica a expulsar o Paraguai do Mercosul, diz livro

Continua após a publicidade

O semanário ressalta ainda que o Instituto Lula publicou um comunicado lamentando “que mais uma vez a imprensa brasileira utilize imprecisões para gerar interpretações equivocadas e divulgar mentiras”, citando declarações de Danza ao G1, mas ocultando entrevista concedida a VEJA na qual o jornalista confirma o que está no livro.

A frase de Danza publicada no site G1 deu a falsa impressão de que ele negava o conteúdo da biografia: “Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais”. Danza, contudo, esclareceu a VEJA que, embora Lula não tieha usado especificamente a palavra “mensalão”, ficou claro para Mujica que era exatamente a esse escândalo que o brasileiro se referia.

“Essa declaração não foi citada no comunicado do Instituto Lula”, anota a reportagem do Búsqueda.

O semanário afirmou ainda que, mesmo tendo descartado viajar a Brasília para prestar esclarecimentos no Senado, Mujica deve visitar o país em breve. Durante a conversa telefônica de sexta com Lula, Mujica aceitou um convite para participar de um evento sobre integração previsto para agosto em Campinas, São Paulo.

Leia mais:

Em livro, Mujica diz que Lula se referiu ao mensalão como “única forma de governar o Brasil’

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade