Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Incêndios florestais afetam 4 estados do oeste dos EUA

Por Da Redação - 27 maio 2012, 20h06

Washington, 27 mai (EFE).- Um incêndio já consumiu quase 50 mil hectares de florestas e bosques no estado do Novo México, nos Estados Unidos, enquanto vários focos de menor intensidade estão afetando outros estados do oeste do país como Colorado, Arizona e Califórnia, informaram as autoridades neste domingo.

O fogo originado no sudoeste do Novo México, perto do Parque Nacional Gila, provocou a evacuação no sábado da histórica localidade mineradora de Mogollon, hoje praticamente um povoado fantasma, segundo as autoridades estaduais.

Os ventos na região cessaram e as equipes de bombeiros estão preparando-se para tentar controlar o incêndio com helicópteros.

Enquanto isso, no oeste do Colorado o vento ajudou a propagar dois incêndios que queimaram quase três mil hectares e causaram a evacuação de vários acampamentos, segundo a imprensa local.

Publicidade

Um desses incêndios ameaça agora o estado vizinho de Utah.

Por outro lado, na Califórnia um incêndio que já está contido em 65% calcinou dois mil hectares de pasto em uma zona rural de San Diego, de acordo com uma porta-voz dos bombeiros.

No Arizona outro incêndio que começou no último dia 13 maio ao norte de Phoenix queimou até o momento oito mil hectares. EFE

Publicidade