Bombeiros passaram esta sexta-feira, 31, lutando contra um incêndio florestal que se espalhou por duas montanhas e parte de um parque florestal na Tailândia. As chamas começaram na montanha Khao Chaplu, na província de Nakhon Nayok, a cerca de 80 quilômetros de Bangkok.
Autoridades locais afirmaram que o fogo teve início depois de uma tempestade de raios na última terça-feira 28. Os ventos fortes da tempestade aumentaram a intensidade das chamas, que se espalharam rapidamente pela montanha.
De acordo com o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres da Tailândia, na última quarta-feira 29, o fogo reacendeu e foi para a vizinha montanha Khao Laem. No dia seguinte, o incêndio já havia se espalhado para Khao Nang Dam, um parque florestal da região, enquanto equipes de desastres e o exército lutavam para extinguir as chamas.
+ Aos 17 anos, morre um dos 12 meninos resgatados de caverna na Tailândia
Nas redes sociais, circularam imagens da proporção do incêndio nas montanhas. O vídeo de Nakhon Nayok mostra as chamas cobrindo a montanha à noite.
The forest fire in Nakhon Nayok’s Khao Laem and Khao Cha Plu is still raging.
Local authority said the fire was started by lightning. More than 700 rai were caught on fire so far.
Helicopters are being sent to help control it.#Thailand #ไฟป่าเขาแหลม pic.twitter.com/Loo9ZkQSwn
— Thai Enquirer (@ThaiEnquirer) March 30, 2023
O departamento de prevenção de desastres disse que três helicópteros foram enviados para extinguir o fogo, despejando mais de 150.000 litros de água sobre a região. Enquanto isso, caminhões de bombeiros e equipamentos de combate a incêndio foram colocados de prontidão no pé das montanhas, para proteger as aldeias próximas.
As a região no entorno do incêndio foi declarada “zona de desastre”, e bombeiros estão construindo aceiros – faixas onde a vegetação foi completamente eliminada, para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação –, com objetivo de diminuir o risco para regiões residenciais.
Nesta sexta-feira, o fogo começou a dar sinais de trégua, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.
“Não houve bolsões de fogo detectados. Fumaça continuou subindo em dois a três pontos na montanha Ta Baek”, disse o comunicado.
Porém, segundo as autoridades, ventos fortes podem reacender o fogo. O governo também afirmou que que vai investigar as causas do incidente, mesmo acreditando que a tempestade de raios tenha sido a principal responsável.