Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hungria ameaça banir estrela vermelha da Heineken: ‘comunismo’

Proposta do governo quer proibir uso de símbolos 'totalitários'

A icônica estrela vermelha no logotipo da marca de cerveja Heineken pode estar com os dias contados na Hungria. Um projeto de lei apresentado nesta semana pelo partido do primeiro-ministro, Viktor Orban, de direita, quer proibir o uso comercial de símbolos “totalitários”, entre eles a suástica nazista e a estrela de cinco pontas vermelha, associada ao comunismo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o projeto é visto como reação a uma vitória judicial obtida pela empresa sediada na Holanda sobre uma cervejaria de origem húngara na Romênia, em uma disputa sobre direitos autorais. O governo de Budapeste chegou a apoiar um boicote ao consumo da bebida da garrafa verde.

No entanto, o partido nega que a proposta seja retaliação, alegando ter uma “obrigação moral” com os húngaros que sofreram com os regimes nazista e bolchevique.

Estrela vermelha
Em comunicado, a Heineken afirma que seu logotipo não tem significado político, e remonta aos cervejeiros da Europa medieval. “Nós usamos a mesma logomarca em todo o mundo, em todos os mercados”, diz o texto.

A estrela vermelha começou a ser utilizada pela empresa nos anos 1930. Após a Segunda Guerra e a associação da imagem ao comunismo, a cervejaria adotou uma estrela branca, e retomou a cor original depois da queda da União Soviética, em 1991.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando Rizzato

    Assim que a estrela vermelha for retirada, começarei a tomar Heineken.

    Curtir

  2. João Bertoncini

    Como assim TOTALITÁRIOS entre aspas? Regimes que só permitem candidatos e chapas alinhados são mesmo totalitários. Como a UNE por exemplo.

    Curtir

  3. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Para vocês verem o nível de trauma que o Comunista deixa em um povo

    Curtir

  4. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Aqui no Brasil já começamos a expulsar a estrela vermelha do PT

    Curtir

  5. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    A cereja do bolo será a derrota de Lula em 2018

    Curtir