Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Homem-bomba mata quinze policiais na capital da Somália

Grupo terrorista Al Shabab reivindicou a autoria do ataque; aliado à Al Qaeda, frequentemente realiza ataques com bomba em Mogadíscio e outras cidades

Por Reuters
14 dez 2017, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um homem-bomba disfarçado de policial se explodiu dentro de um campo de treinamento da polícia na capital da Somália, Mogadíscio, nesta quinta-feira e matou diversos agentes, disseram autoridades. O terrorista tinha explosivos presos ao corpo e se infiltrou na Academia de Treinamento da Polícia General Kahiye durante um desfile no início da manhã, informou o porta-voz da polícia, major Mohamed Hussein.

    Até o momento, quinze pessoas morreram e dezessete ficaram feridas, segundo a polícia. O diretor do serviço de ambulância relatou o transporte dos corpos de treze vítimas, além de quinze feridos. As autoridades alertaram que os números podem subir nas próximas horas.

    O grupo terrorista islâmico Al Shabab assumiu a responsabilidade pelo ataque e informou um saldo de mortes maior. “Matamos 27 policiais e ferimos mais”, disse Abdiasis Abu Musab, porta-voz de operações militares do grupo.

    O Al Shabab realiza ataques com bomba em Mogadíscio e em outras cidades com frequência. No dia 14 de outubro, um ataque com caminhão-bomba na capital deixou mais de 300 mortos e 400 feridos. Aliado da Al Qaeda, o grupo mantém uma insurgência contra o governo apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus aliados da União Africana com o objetivo de tomar o poder e impor sua própria interpretação severa do islamismo.

    Os terroristas foram expulsos de Mogadíscio em 2011, e desde então vêm perdendo terreno constantemente para as tropas pacificadoras da União Africana e as forças de segurança somalis.

    Os ataques do Al Shabab ocorrem no momento em que a União Africana finaliza planos para reduzir sua missão pacificadora, a Amison. A força de 22 mil efetivos foi mobilizada uma década atrás, mas deve perder mil soldados neste mês. A medida é parte de um plano de longo prazo para deixar o país e transferir a segurança para o Exército da Somália.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.