PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Homem ateia fogo em si mesmo em frente a tribunal que julga Trump

Polícia afirma que ex-presidente não era alvo do ato e trata o sujeito, que sobreviveu e está em estado crítico, como disseminador de teorias da conspiração

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h07 - Publicado em 19 abr 2024, 16h57

Um homem, que não teve a identidade revelada ateou fogo ao próprio corpo do lado de fora da corte onde ocorre o julgamento do ex-presidente americano Donald Trump, nesta sexta-feira, 19, em Nova York, nos Estados Unidos. A emissora americana CNN e a agência de notícias Associated Press informaram que o incidente ocorreu no parque do outro lado da rua do tribunal.

De acordo com a mídia local, ele primeiro jogou vários panfletos para o alto e em seguida tirou algo de uma mochila — não ficou claro qual era o item — e ateou fogo em si mesmo. Algumas pessoas correram em auxílio ao homem, tentando usar um extintor de incêndio para apagar as chamas. Um paramédico também tentou prestar socorro.

Cenas fortes

O homem queimou durante vários minutos diante das câmeras de televisão instaladas do lado fora do tribunal, onde se desenrola o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos Estados Unidos. As imagens são fortes. Autoridades locais disseram que, no entanto, ele sobreviveu. “A vítima está em estado crítico, mas está viva e entubada”, disse a comissária do Corpo de Bombeiros de Nova York, Laura Kavanagh, segundo a agência de notícias Reuters.

Continua após a publicidade

Teorias da conspiração

A polícia acrescentou que o ato, que até recentemente vivia em St. Augustine, cidade na Flórida, não parecia pretender atingir Trump ou outras pessoas envolvidas no julgamento. “No momento, estamos rotulando-o como uma espécie de teórico da conspiração. Partiremos daí”, disse Tarrik Sheppard, vice-comissário do Departamento de Polícia de Nova York, em entrevista coletiva.

A CNN informou que os panfletos espalhados pelo sujeito diziam que “a NYU (Universidade de Nova York) é uma máfia disfarçada”, além de conterem várias alegações de irregularidades contra a universidade. Já a Reuters afirmou que outro panfleto, intitulado “A Verdadeira História do Mundo (Edição de Carnaval Assombrado)”, incluía referências a “bilionários do mal”. As partes visíveis do texto, porém, não mencionavam Trump.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.