Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hillary fala sobre transição com conselho opositor sírio

Genebra, 6 dez (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, conversou nesta terça-feira em Genebra sobre transição política na Síria com o presidente e com os principais funcionários do Conselho Nacional Sírio (CNS), órgão de oposição ao regime do líder Bashar al-Assad.

‘Estou particularmente interessada no trabalho que estão fazendo sobre como se desenvolveria uma transição democrática’, disse Hillary. ‘Uma transição democrática representa mais do que tirar o regime de Assad do poder’.

A chefe da diplomacia americana argumentou que uma verdadeira transição inclui ‘situar a Síria no caminho da lei e da defesa dos direitos universais de todos os cidadãos, independente de seita, origem étnica ou gênero’.

Hillary afirmou que o CNS, presidido por Bourhan Ghalioun, reconhece que as minorias da Síria impõem questões e inquietações legítimas sobre seu futuro e considerou que os sírios conseguirão ter um futuro melhor se conseguirem permanecer unidos.

‘Acho que os sírios, tanto no exílio como dentro da Síria, estão se comportando com grande coragem e compromisso, inspirados e motivados pelas aspirações de liberdade e democracia que estão varrendo o mundo árabe’, destacou a secretária em uma breve declaração, antes de se reunir com o CNS em um hotel de Genebra. EFE