Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Hague nega isolamento inglês e rejeita UE a duas velocidades

Por Ben Stansall 9 dez 2011, 08h47

O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, rejeitou nesta sexta-feira a ideia de que a Grã-Bretanha tenha ficado isolada após ameaçar vetar um novo tratado europeu, mas descartou que o bloqueio inglês conduza a uma Europa que avança a “duas velocidades”.

De acordo com declarações de Hague à rádio BBC, as potências europeias lideradas pela França e Alemanha “não fizeram esforços suficientes” para responder às inquietações da Grã-Bretanha sobre o setor financeiro.

Hague rejeitou a ideia de que a Grã-Bretanha possa estar “isolada” da União Europeia, e assegurou que não deseja “se separar” da UE.

“Queremos ver a Grã-Bretanha como parte de um acordo no qual renuncia a sua soberania (…)? Não”, explicou.

“Não aceito a ideia de uma Europa em duas velocidades. Ninguém pode defender a ideia de que a Eurozona avance a uma velocidade maior que a Grã-Bretanha”, acrescentou.

“Ao evitar um novo tratado ou a reforma dos tratados da União Europeia, garantimos que as decisões que nos envolvam, como o mercado único, serão adotadas pelos 27 países, incluíndo nós mesmos”, disse.

Durante uma cúpula europeia de crise, líderes europeus acordaram nesta sexta-feira reforçar a disciplina orçamentária na Eurozona, para tentar salvar a moeda única, mas não conseguiram estender o consenso a todos os países membros por causa de divergências com Londres.

Como consequência deste acordo, a Eurozona se orienta a um tratado restrito aos 17 países que a integram, ao qual podem se somar outros seis. Além do Reino Unido, a Hungria também rejeitou se unir à ideia. Suécia e a República Tcheca já adiantaram que precisam de tempo antes de adotar uma decisão.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, ameaçou vetar um novo tratado constitucional, alegando que o mercado financeiro de Londres, o maior da Europa, teria dificuldades para operar com uma supervisão europeia.

Continua após a publicidade

Publicidade