Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Greta Thunberg é presa em protesto contra guerra em Gaza em Copenhague

Ativista ambiental está entre as seis pessoas detidas em manifestação que bloqueou edifício universitário na capital dinamarquesa

Por Da Redação 4 set 2024, 08h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A jovem ativista Greta Thunberg
    A jovem ativista Greta Thunberg (Dan Kitwood/Getty Images)

    A polícia da Dinamarca prendeu a jovem ativista ambiental Greta Thunberg durante um protesto contra a guerra em Gaza na capital do país, Copenhague, afirmou nesta quarta-feira, 4, um porta-voz do grupo estudantil que organizou o ato.

    Publicidade

    A polícia informou que seis pessoas foram detidas na Universidade de Copenhague, onde 20 manifestantes bloquearam acesso a um dos prédios da instituição. Os agentes de segurança não confirmaram as identidades dos presos, mas um porta-voz do grupo Estudantes Contra a Ocupação, em referência à operação militar israelense na Faixa de Gaza, disse que Thunberg, 21, estava entre eles.

    Publicidade

    “Não posso confirmar os nomes, mas seis pessoas foram presas em conexão com a manifestação”, disse um porta-voz da polícia de Copenhague. “Eles são suspeitos de entrar no prédio sem autorização e bloquear a entrada do edifício”, acrescentou ele.

    “Boicote acadêmico”

    O jornal local Ekstra Bladet publicou uma foto de Greta com algemas, usando sobre os ombros o que o veículo de comunicação disse ser um xale keffiyeh preto e branco, vestuário palestino tradicional.

    Publicidade

    Enquanto isso, a ativista compartilhou no Instagram fotos do batalhão de choque entrando em um prédio onde os Estudantes Contra a Ocupação estavam realizando um protesto.

    Continua após a publicidade

    Os Estudantes Contra a Ocupação disseram em uma declaração publicada no Instagram que “enquanto a situação na Palestina só piora, a Universidade de Copenhague continua a cooperar com instituições acadêmicas em Israel”.

    Publicidade

    “Estamos ocupando a administração central (da universidade) com uma demanda: boicote acadêmico agora”, afirmou o grupo na postagem na rede social.

    Desde o ano passado, manifestantes pró-Palestina montaram acampamentos e realizaram protestos em universidades nos Estados Unidos e na Europa, em posicionamento contra os bombardeios israelenses a Gaza a presença contínua das forças e civis do país em territórios palestinos.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.