Clique e assine a partir de 9,90/mês

Grã-Bretanha celebrará 30 anos da vitória na guerra das Malvinas

Por Leon Neal - 14 Sep 2011, 15h33

O governo britânico planeja comemorar em 2012 o 30º aniversário de sua vitória na guerra das Malvinas contra a Argentina, dentro de um “verão de celebração” que incluirá também o Jubileu de Diamante de Elizabeth II e os Jogos Olímpicos de Londres, segundo o jornal Evening Standard.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores trabalham com as autoridades locais com o objetivo de organizar cerimônias tanto no Reino Unido quanto no arquipélago, chamado pelos ingleses de Falklands, cuja soberania segue sendo reivindicada pela Argentina, afirmou o jornal britânico citando fontes ministeriais.

As autoridades esperam que a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, inquilina de Downing Strreet durante o conflito de 74 dias que terminou em 14 de junho de 1982, possa participar das comemorações, apesar de sua idade avançada e de seu delicado estado de saúde.

Elas também poderiam envolver o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono, que, segundo informações não confirmadas que circulam há meses, pode ser enviado temporariamente no próximo ano às Malvinas no âmbito de seu trabalho como piloto de resgate da Royal Air Force (RAF).

Continua após a publicidade

O Evening Standard ressaltou que esta celebração incomum no Reino Unido, que geralmente marca 25 e 50 anos, mas não 30, pode aumentar os atritos com a Argentina, país que desde a guerra, que deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos, direcionou sua reivindicação por via diplomática.

Publicidade