Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo e Farc anunciam acordo de “cessar-fogo definitivo”

O governo colombiano liderado pelo presidente Juan Manuel Santos e o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta quarta-feira um acordo de “cessar-fogo definitivo”. O tratado de paz será oficializado e seus termos serão tornados públicos nesta quinta-feira numa cerimônia em Havana, onde representantes do governo e das Farc negociam desde novembro de 2012. O ato terá a participação do presidente Juan Manuel Santos e um “grupo de personalidades internacionais”, informa um comunicado, sem indicar quem seriam as pessoas presentes.

“As delegações do governo Nacional e as Farc informam à opinião pública que chegamos com sucesso ao acordo para o cessar-fogo e de hostilidades bilateral e definitivo”, indicaram os negociadores colombianos em comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira na capital cubana. “O acordo está quase concluído, só falta um pontinho. Devemos fazer o anúncio em breve”, declarou Pastor Alape, um dos negociadores da guerrilha. “Na quinta, 23 de junho, anunciaremos o último dia da guerra”, indicou seu companheiro Carlos Antonio Lozada no Twitter.

Leia também

Fora de controle, hipopótamos de Pablo Escobar ameaçam Colômbia

Colômbia: Jornalista espanhola em poder da guerrilha ELN é libertada

O conflito colombiano é mais longeva luta armada da América Latina, com mais de 50 anos de duração e um rastro de destruição que inclui cerca de 260.000 mortos, 45.000 desaparecidos e 6,9 milhões de refugiados internos.

(Da redação)