Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gorbatchev pede anulação das legislativas na Rússia

O ex-presidente russo Mikhail Gorbatchev pediu nesta quarta-feira a anulação das eleições legislativas vencidas pelo partido de Vladimir Putin e a convocação de nova votação ante os crescentes protestos na Rússia, indicou à agência Interfax.

“Considero que as autoridades só podem tomar uma decisão: anular os resultados das eleições e organizar nova votação”, declarou.

“Todos os dias há mais e mais russos que não acreditam na honestidade dos resultados anunciados. E eu acho que ignorar a opinião pública é desacreditar as autoridades e desestabilizar a situação”, declarou.

“A liderança do país deve reconhecer que tem havido muitas falsificações e manipulações, e que os resultados não refletem a vontade dos eleitores”, acresentou Gorbatchev.

O Partido Rússia Unida venceu as eleições parlamentares no domingo, com menos de 50% dos votos. Na segunda-feira e terça-feira, vários movimentos de oposição pediram manifestações, o que resultou na prisão de centenas de pessoas após um ano sem precedentes.

As autoridades russas, por sua parte, dizem que a votação foi perfeitamente livres e justas e rejeitar todas as acusações de fraude.

Mikhail Gorbatchev, 80 anos, tem mostrado nos últimos meses uma posição cada vez mais crítica em relação ao regime de Vladimir Putin e ataca em particular contra a estagnação do país.