Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fronteira reabre e milhares de venezuelanos entram na Colômbia

Nicolás Maduro diz que se trata de uma “primeira fase de abertura” e promete “fazer todo o possível” para criar condições de uma “nova fronteira de paz”

A fronteira de Colômbia e Venezuela, que estava fechada há quase um ano, foi reaberta neste sábado para a passagem de pedestres. Assim que a abertura foi autorizada, milhares de venezuelanos correram a cidade de Cúcuta para tentar comprar alimentos e remédios.

Horas antes da abertura, que aconteceu às 5 horas (7 horas em Brasília), milhares de pessoas já se amontoavam do lado venezuelano da Puente Internacional Simón Bolívar, que liga Cúcuta e à venezuelana de San Antonio del Táchira.

Nesta semana, os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, anteciparam que abririam a fronteira de forma gradual. “Será uma abertura transitória enquanto vamos aprendendo e adequando as decisões para que cada passo dado seja certeiro, positivo”, disse Santos.

Maduro ressaltou que se trata de uma “primeira fase de abertura”, e prometeu “fazer todo o possível” para criar as condições de uma “nova fronteira de paz”.

Leia também:
Venezuela: população enterra parentes em caixões de papelão
Previsões ruins não se realizaram, diz revista sobre Rio-2016

A circulação foi feita com total normalidade, apesar das longas filas formadas, já que alguns venezuelanos não tinham o novo cartão migratório provisório. O documento foi instituído pelos dois governos como parte das novas medidas para a reabertura da fronteira.

(Com agência EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Ficarelli

    É o João-Bafo-de-Onça, com a mesma maldade sobre o povo venezuelano

    Curtir

  2. Micky Oliver

    Quem entra na Colômbia, deveria aproveitar e ficar por lá!

    Curtir