Clique e assine a partir de 9,90/mês

Frio chega à Suíça com previsão de sensação térmica abaixo de -40

Por Da Redação - 31 jan 2012, 11h00

Genebra, 31 jan (EFE).- A onda de frio chegou nesta terça-feira à Suíça com uma forte nevasca e a previsão para o fim de semana de que as temperaturas baixem a níveis insólitos, com sensação térmica entre 25 a 40 graus negativos nas montanhas.

As temperaturas mais baixas serão sentidas a partir de sexta-feira nas estações de esqui com vento gélido que está se formando, informou nesta terça o Centro Meteorológico da Suíça.

Na planície, a sensação térmica deve se situar entre os 15 e os 20 graus centígrados abaixo de zero devido ao mesmo vento gelado.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), com sede em Genebra, confirmou que na Suíça ‘as temperaturas irão descer fortemente até o fim de semana devido à alta pressão atmosférica que vem do norte da Rússia e que está se movimentando na direção da Europa central e ocidental’.

Continua após a publicidade

De acordo com essa fonte, a onda de frio chega depois do registro na Suíça em janeiro de temperaturas ‘entre 2 e 3,5 graus centígrados superiores à média’.

No tráfego ferroviário e aéreo suíço já foram tomadas medidas excepcionais para enfrentar os problemas que o frio extremo possa provocar nos próximos dias e tentar garantir o cumprimento dos horários.

A OMM informou que se espera uma redução das temperaturas de até 14 graus centígrados abaixo de zero em Frankfurt (Alemanha), menos 12 em Budapeste (Hungria), menos 15 em Estocolmo (Suécia) e menos 22 em São Petersburgo (Rússia). EFE

Publicidade