Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

França, Espanha, Japão e Suécia têm casos de variante britânica da Covid

Mutação do coronavírus é considerada potencialmente mais contagiosa pelo governo do Reino Unido

Por Da Redação Atualizado em 26 dez 2020, 20h08 - Publicado em 26 dez 2020, 09h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A sign alerts customers that the "French Borders are Closed" at the entrance to the Port of Dover in Kent, south east England on December 21, 2020, as a string of countries banned travellers all but unaccompanied freight arriving from the UK, due to the rapid spread of a more-infectious new coronavirus strain. - Britain's critical south coast port at Dover said on Sunday it was closing to all accompanied freight and passengers due to the French border restrictions "until further notice". (Photo by William EDWARDS / AFP)
    Países adotaram medidas de isolamento em relação à Grã-Bretanha após nova variante (William Edwards/AFP)

    A variante do coronavírus encontrada no Reino Unido e que provocou uma nova série de medidas restritivas no país foi detectada em mais três nações entre a sexta-feira 25 e este sábado, 26.

    França, Espanha, Japão e Suécia reportaram casos de pessoas infectadas pela nova mutação do coronavírus. Dinamarca, Holanda, Itália e Austrália são outros países que já tinham detectado a variante britânica. Em todas essas nações, o número de casos registrados da mutação é baixo.

    A descoberta da variante causou um recrudescimento das medidas restritivas no Reino Unido em meio às festas de fim de ano. A mutação também provocou reações de diversos países, que estabeleceram medidas de isolamento – como a suspensão de voos – em relação à Grã-Bretanha. O Brasil adota essa medida desde sexta.

    Com base no número de casos já identificados da nova variante, o governo britânico estimou que a mutação seja cerca de 70% mais contagiosa – embora não existam evidências de que seja mais perigosa para o organismo. Um estudo ainda não revisado da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM) apontou que a mutação seria “entre 50% e 74%” mais contagiosa.

    A Espanha informou neste sábado que detectou quatro casos da nova variante, todos vinculados a pessoas que retornaram recentemente do Reino Unido. “A situação dos pacientes confirmados não é grave, sabemos que a cepa é mais transmissível, mas não provoca gravidade”, disse Antonio Zapatero, vice-conselheiro de Saúde Pública de Madri. “Não se deve tomar a notícia com nenhum tipo de nervosismo.”

    Continua após a publicidade

    A França detectou um caso da mutação. Trata-se de um francês residente no Reino Unido e que está assintomático. O paciente chegou à cidade de Tours, no centro da França, vindo de Londres em 19 de dezembro e testou positivo dois dias depois. “As autoridades sanitárias rastrear os contatos dos profissionais de saúde que cuidaram do paciente e das pessoas com as quais ele teve contato para que façam isolamento”, comunicou o Ministério da Saúde do país.

    No Japão, foram cinco os casos encontrados da nova mutação. Todos os pacientes haviam voltado recentemente da Grã-Bretanha.

    (Com AFP)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.