Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França antecipa votação de projeto sobre casamento gay

Dezenas de manifestantes contrários à medida foram detidos nesta segunda

Dezenas de manifestantes contrários ao casamento homossexual na França foram detidos nesta segunda-feira, dia em que parlamentares franceses anteciparam o prazo para a adoção de uma lei favorável à prática. O projeto de lei sobre o tema tem amplas chances de aprovação, o que motivou uma forte mobilização de seus opositores nas ruas.

No último dia 12 de abril, o Senado francês aprovou o projeto, fazendo apenas pequenas modificações. A Assembleia Nacional, que já havia aprovado o texto anteriormente, por ampla maioria, fará uma segunda leitura a partir desta quarta. O processo estava previsto para demorar semanas, mas os parlamentares adiantaram o prazo final da votação para 23 de abril.

Leia também:

Leia também: Casamento gay – a pauta é diferente nos EUA e no Brasil

Protestos – Algumas pessoas tentaram acampar diante da Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados), perto das margens do Sena, segundo um policial. No domingo à noite, outros manifestantes haviam sido abordados pela polícia para que se identificassem, quando esperavam o ministro do Interior, Manuel Valls, sair de um concerto em Paris.

Um grande número maior de pessoas também tem participado de manifestações a favor do casamento gay, desde que o projeto foi apresentado, no ano passado. Pesquisas indicam que a maioria dos franceses apoia a legalização do casamento gay.

(Com agência Reuters)