Foto de criança síria ferida em Aleppo mostra horrores da guerra

Omran Daqneesh, de 5 anos, foi resgatado junto com seus três irmãos após um ataque aéreo em Aleppo, na Síria

Por Da redação - Atualizado em 18 ago 2016, 11h18 - Publicado em 18 ago 2016, 09h06

Imagens marcantes de um menino sírio sendo resgatado de um prédio em ruínas em Aleppo, na Síria, foram divulgadas por um grupo de ativistas nesta quarta-feira. Ferido e atordoado, Omran Daqneesh, de 5 anos, foi encontrado por médicos no distrito Qaterji, comandado por rebeldes, depois de um ataque aéreo que matou oito pessoas, incluindo cinco crianças.

Menino aparece ferido em ambulância após confronto em Aleppo, na Síria - 17/08/2016 Menino é tratado ambulância após ficar ferido durante confronto em Aleppo, na Síria – 17/08/2016

Menino é tratado ambulância após ficar ferido durante confronto em Aleppo, na Síria – 17/08/2016 Aleppo Media Centre/Twitter

No vídeo feito pelo fotógrafo Mahmoud Raslan, do grupo de oposição ao governo Aleppo Media Centre, é possível ver Omran sendo levado para uma ambulância, coberto de poeira e com o rosto machucado. Segundo Raslan, que acompanhou o resgate, o menino foi salvo com seus pais e seus três irmãos, de 1, 6 e 11 anos. Nenhum membro da família sofreu ferimentos graves, porém, o prédio em que moravam desmoronou logo após o resgate.

O correspondente no Oriente Médio do jornal britânico The Telegraph, Raf Sanchez, também publicou uma foto do menino em seu Twitter. De acordo com o jornalista, o hospital M10, onde Omran foi tratado, recebeu pelo menos outras doze crianças feridas na madrugada de quarta-feira.

A cidade de Aleppo é um dos principais focos da guerra na Síria, que já dura 5 anos. Os confrontos entre forças do governo do presidente Bashar Assad e grupos rebeldes que querem a sua saída já deixaram 2 milhões de civis sem acesso a água e energia na região, além de centenas de mortos apenas na última semana.

Publicidade