Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Forte terremoto sacode Jacarta, capital da Indonésia

Sismo de intensidade 6,6 graus foi sentido na Ilha de Java. Autoridades descartaram risco de tsunami

Por Ernesto Neves Atualizado em 14 jan 2022, 13h55 - Publicado em 14 jan 2022, 13h42

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a ilha de Java, na Indonésia, nesta sexta-feira (14), danificando prédios e casas. Moradores da capital, Jacarta, desceram às pressas dos prédios em busca de abrigo.

Segundo autoridades indonésias, não houve até o momento relatos de vítimas. O governo do país também descartou o risco de tsunamis.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor ocorreu no Oceano Índico, a cerca de 88 quilômetros a sudoeste de Labuan, uma cidade costeira na província de Banten.

Ele teve epicentro numa profundidade de 37 quilômetros.

Segundo informações divulgadas pela imprensa do país, os arranha-céus de Jacarta balançaram por mais de 10 segundos, e foi necessário ordenar a evacuação. 

A Indonésia é propensa a abalos sísmicos devido à sua localização sobre grandes falhas geológicas conhecidas como o “Anel de Fogo” do Pacífico.

Em janeiro de 2021, um terremoto de magnitude 6,2 matou pelo menos 105 pessoas e feriu quase 6.500 na província de West Sulawesi.

Em 2004, um terremoto extremamente poderoso no Oceano Índico desencadeou um tsunami que matou mais de 230.000 pessoas em uma dúzia de países, a maioria deles na província de Aceh, na Indonésia.

Continua após a publicidade

Publicidade