Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filipinas declara epidemia de Dengue após registro de 622 mortes

Número de casos aumentou em 98% em relação a 2018; a contaminação pelo mosquito Aedes Aegypti atinge mais de 140.000 pessoas neste ano

O Departamento de Saúde das Filipinas reconheceu nesta terça-feira, 6, que o país está enfrentando uma epidemia de dengue, com aumento de 98% dos casos registrados da doença em relação a 2018. Passa de 140.000 o número de pessoas contaminadas, com 622 mortes reportadas. O reconhecimento da existência da epidemia nacional deverá facilitar a identificação das áreas mais afetadas e possibilitar o deslocamento dos recursos para o combater da doença.

“É importante a declaração de epidemia nacional para identificar onde uma ação é necessária e permitir que as autoridades locais tenham acesso ao Fundo de Resposta Rápida para resolver a situação”, disse o secretário da Saúde, Francisco Duque III.

O Departamento de Saúde informa que sete regiões do país ultrapassaram o número de casos necessários para se configurar uma epidemia. Outras regiões se mantêm alertas devido ao aumento de casos.

Assim como no Brasil, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz através do acumulo de água parada. Causa febre, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele. A doença dura por volta de uma semana e seus sintomas geralmente aparecem após 10 dias da infecção.